O PORTAL DA BAHIA

Notícias Violência

"Facções? Que facções? Novo subcomandante da PM nomeado por Gerônimo descobre uma Bahia que só existe na imaginação do governo"

Declaração Controversa do Subcomandante da PM, beira o ridículo

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Enquanto os dados refletem uma realidade alarmante, o novo subcomandante da Polícia Militar, coronel Antônio do Nascimento Lopes, nomeado por Jerônimo Rodrigues, afirmou em entrevista ao site Conectado News que “na Bahia não existem facções criminosas”. A declaração gerou revolta entre a população e especialistas em segurança, que apontam o crescimento da violência e o domínio de facções em diversas regiões do estado.

O subcomandante tentou justificar sua afirmação dizendo que os grupos que atuam na Bahia “não são facções criminosas”, mas apenas “grupos que se intitulam facções”. Entretanto, os tiroteios diários, o aumento das execuções sumárias e a expansão de organizações criminosas para o interior do estado contradizem essa afirmação.

No mesmo pronunciamento, Lopes listou apreensões de armas e operações da PM, tentando amenizar a percepção de descontrole da violência. No entanto, a população segue convivendo com o medo e a insegurança.

Quando questionado sobre um incidente recente envolvendo um fuzil deixado por policiais na casa de um morador em Mangabeira, o subcomandante limitou-se a dizer que “só depois de apurarmos será emitida uma nota”.

Diante desse cenário, as políticas de segurança do estado são cada vez mais questionadas, e a população segue aguardando medidas efetivas para conter a violência e garantir o direito básico à segurança.

A Bahia apresenta um cenário complexo no que diz respeito à violência, com indicadores que refletem tanto avanços quanto desafios.

Redução nas Mortes Violentas

Em 2024, o estado registrou o menor número de mortes violentas dos últimos 17 anos, com uma diminuição de 8,7% nos crimes violentos letais em comparação a 2023. Essa tendência de queda se estendeu por três anos consecutivos, atribuída a ações integradas e ao uso de tecnologia pelas forças de segurança. Especificamente, os feminicídios tiveram uma redução de 7,8%. Na capital, Salvador, a diminuição foi de 12,5%, enquanto na Região Metropolitana alcançou 12,7% em relação ao ano anterior.

Aumento nas Denúncias de Violência contra a Mulher

Por outro lado, o serviço Ligue 180 registrou um aumento significativo nos atendimentos relacionados à violência contra a mulher na Bahia. Em 2024, foram contabilizadas 63.330 ligações, um acréscimo de 42% em relação a 2023. As denúncias formais também cresceram 11,6%, passando de 8.143 em 2023 para 9.090 em 2024.

Homicídios e Violência Policial

Apesar das reduções em algumas áreas, a Bahia ainda enfrenta desafios significativos. No primeiro semestre de 2024, o estado liderou os índices de homicídios dolosos no país, com 2.087 casos registrados, representando uma média de 11 homicídios por dia. Além disso, em 2023, a Bahia foi o estado com o maior número de mortes decorrentes de intervenções policiais, totalizando 1.699 óbitos, o que corresponde a uma em cada quatro mortes desse tipo no Brasil.

Feminicídios

Entre 2017 e 2024, a Bahia registrou 790 casos de feminicídio, indicando que, em média, uma mulher foi vítima de violência de gênero letal a cada três dias no estado.

Taxa de Homicídios

Em 2023, a Bahia apresentou uma taxa de homicídios de 46,5 por 100 mil habitantes, posicionando-se como o segundo estado mais violento do país, atrás apenas do Amapá.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!