Espaço para comunicar erros nesta postagem
O prolongamento da Avenida Adno Musser, que corta a zona urbana de Porto Seguro como um trecho da BR-367, vive um colapso de mobilidade provocado pelo estacionamento massivo e irregular de Carretas Cegonha. As imagens capturadas no local mostram que a área adjacente à rodovia foi transformada em um verdadeiro pátio de manobras e descanso, resultando em um lamaçal intransitável.
Os caminhões, identificados com logomarcas de transportadoras como "Maradona" e "Gato Magro Transportes", ocupam de forma caótica a área, ignorando as regras de trânsito e o direito de ir e vir da população.
Obstrução e Prejuízo Local
O excesso de veículos de grande porte, estacionados em terrenos baldios e faixas laterais, gera dois problemas graves:
Bloqueio de Acesso: A presença das carretas impede que clientes e fornecedores utilizem a via lateral/marginal, crucial para o acesso seguro aos comércios locais, como lojas de alinhamento e pneus. A obstrução compromete diretamente o faturamento desses estabelecimentos e a fluidez do trânsito.
Risco à Segurança: Ao se espalharem pela via principal e adjacências, as carretas forçam veículos de passeio a compartilhar espaço de forma perigosa, provocando um caos generalizado na mobilidade e aumentando exponencialmente o risco de acidentes em um trecho de rodovia federal urbanizada.
Crítica: Falta de Comprometimento e Reincidência
A gravidade da situação é amplificada pela reincidência do problema. Embora a Prefeitura de Porto Seguro, através da Guarda Civil Municipal (GCM), realize operações regulares para obrigar o deslocamento dos veículos, o efeito é temporário.
"Essa situação demonstra uma flagrante falta de comprometimento da operadora Localiza — que, através de suas transportadoras parceiras, como Maradona e Gato Magro, utiliza esses veículos — com a ordem pública e a segurança viária de Porto Seguro," afirma um observador local. "A empresa parece preferir provocar o caos na mobilidade e degradar o espaço público, em vez de investir em uma área própria e privada para a guarda de sua frota."
A facilidade com que as carretas "sempre voltam" pouco tempo após as batidas da GCM aponta para a ineficácia das multas pontuais e a necessidade urgente de uma solução estrutural definitiva, que obrigue a operadora a assumir a responsabilidade por sua logística.
O Que Esperar?
A comunidade e os comerciantes esperam uma ação mais enérgica e permanente do poder público e dos órgãos de fiscalização de trânsito competentes (GCM e, por se tratar de BR, a PRF), que force a empresa responsável a prover o pátio adequado, desobstruindo a Av. Adno Musser de forma definitiva e devolvendo a segurança e a fluidez ao trânsito local.
Nossas notícias
no celular


AGAZETTA NEWS