O SEU PORTAL NA BAHIA

Notícias Política

União Brasil ameaça fazer oposição a Lula após manutenção de ministra do Turismo

Lideranças do partido defendem substituição imediata da ministra pelo deputado Celso Sabino (União Brasil-PA), sob o risco de impor novas derrotas ao Planalto

União Brasil ameaça fazer oposição a Lula após manutenção de ministra do Turismo
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A decisão do presidente de manter Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) no comando do Ministério do Turismo fez aumentar a pressão de uma ala do União Brasil que defende a substituição imediata da deputada federal licenciada pelo deputado Celso Sabino (União Brasil-PA), que tem a benção da bancada e é um nome próximo ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Com a manutenção de Daniela no cargo, lideranças do partido ameaçam “desembarcar” do governo e adotar uma postura de oposição ao Palácio do Planalto. O tema deve ser discutido em uma reunião entre caciques do partido marcada para a tarde desta terça-feira, 13, em Brasília. Nos bastidores, integrantes da legenda ironizam o movimento e afirmam que já há uma corrente do partido que não apoia – e não apoiará – a gestão federal. Este grupo é representado, por exemplo, pelo ex-ministro da Educação e deputado federal Mendonça Filho (PE).

Nesta terça, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), disse que a ministra não pode ser tratada “como se fosse qualquer pessoa” em razão da ministra e seu entorno no Rio de Janeiro terem apoiado a campanha do presidente em 2022. “É uma pessoa que tem o carinho e o apreço do presidente. Portanto, ele [presidente Lula] vai encontrar uma saída que dê conforto a todo mundo”, disse o líder. Nos bastidores, a sobrevida dada a Daniela Carneiro é atribuída ao fato de Lula não ter encontrado, ainda, uma solução para a ministra e para o seu grupo político. A ideia é selar uma “saída honrosa” para a ainda titular do Turismo. Por outro lado, internamente, o União dá a saída de Carneiro como certa e espera que a definição ocorra ainda nesta semana. Enquanto isso, o lobby por Celso Sabino segue a todo vapor. O presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar (União Brasil-PE), disse que o deputado goza de “grande prestígio” e é “bem credenciado” para representar o partido na Esplanada.

FONTE/CRÉDITOS: Jovempam
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!