A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, vai participar na próxima segunda-feira (20) de reunião no Conselho de Segurança da ONU. Dilma vai discursar por videoconferência.
A pauta do encontro é o desenvolvimento como ferramenta para a promoção da paz e manutenção da segurança internacional. Além da ex-presidente do Brasil, também devem discursar na sessão o economista americano Jeffrey Sachs e o secretário-Geral da ONU, António Guterres.
Em documento distribuído para as delegações, a presidência chinesa do Conselho de Segurança destacou que o órgão tem responsabilidade de tomar ações imediatas para os desafios de segurança global, mas também precisa contemplar as soluções de longo prazo para abordar as raízes dos problemas.
“Muitos conflitos regionais estão diretamente ligados a um desequilíbrio de desenvolvimento, que costuma resultar em extrema pobreza, desigualdade na distribuição, falta de empregos e infraestrutura deficitária. (…) Cada vez mais é impraticável abordar desafios de segurança global sem considerar outras perspectivas”, explica a delegação chinesa, na nota que convoca a reunião.
Entre as questões que o encontro pretende explorar estão a reorientação das instituições financeiras internacionais, como o NDB, para garantir acesso equitativo a financiamento e quebrar o ciclo de pobreza e conflito.
Dilma no Novo Banco de Desenvolvimento
Dilma Rousseff foi eleita em 2023 para a presidência do NDB, também conhecido como Banco dos BRICS, com sede em Shanghai, na China.
Ela assumiu a função em março, com mandato até 2025. O Brasil, como membro do bloco, preside o banco por cinco anos. A primeira metade do mandato foi cumprida pelo economista Marcos Troyjo.
Enquanto Presidente do Brasil, Dilma participou da cúpula dos BRICS que oficializou a criação do NDB, em 2014. O encontro aconteceu em Fortaleza (CE).
Comentários: