O PORTAL DA BAHIA

Notícias Saúde

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos de dengue em 2024

De acordo com o Ministério da Saúde, o país contabiliza 214 óbitos por dengue e outros 687 ainda sob investigação

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos de dengue em 2024
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Brasil ultrapassou, nesta quinta-feira (29/2), a marca de 1 milhão de casos de dengue em 2024, entre confirmados e prováveis. A informação consta na atualização mais recente do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde.

Ao todo, são 1.017.278 casos prováveis somente neste ano.

Até o momento, o país contabilizou 214 óbitos por dengue e outros 687 ainda sob investigação. O painel indica também que o coeficiente de incidência da doença no país é de 501 casos prováveis para cada 100 mil habitantes.

A unidade da Federação com maior taxa de incidência por número de habitantes segue sendo o Distrito Federal, que contabilizou mais de 101 mil casos somente neste ano, com incidência de 3.612,7 infecções a cada 100 mil habitantes.

O volume de casos de dengue registrados no início deste ano apresenta um padrão atípico quando comparado à série histórica da proliferação da doença. Como informou o Ministério da Saúde, houve também uma antecipação do pico de casos para os primeiros dois meses do ano.

Até o momento, sete unidades da Federação (Acre, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina) decretaram estado de emergência após a alta nos casos de dengue nos primeiros meses de 2024.

A pasta da Saúde chegou a destinar R$ 1,5 bilhão de recursos federais no apoio aos estados e municípios no combate à dengue.

Dia D contra a dengue

O Ministério da Saúde, em parceria com governos estaduais e municipais, convocou uma mobilização contra a doença. O Dia D, que traz como tema “10 minutos contra a dengue”, está marcado para este sábado (2/3).

A pasta federal estima que cerca de 75% dos focos de dengue estejam nos domicílios. Confira algumas instruções da pasta:

  • mantenha a caixa-d’água bem fechada;
  • receba bem os agentes da saúde e os de endemias;
  • amarre bem os sacos de lixo;
  • coloque areia nos vasos de planta;
  • guarde pneus em locais cobertos;
  • limpe bem as calhas de casa; e
  • não acumule sucata e entulho.

Vacinação

O Ministério da Saúde tem realizado a distribuição das vacinas contra a dengue para municípios selecionados. A imunização começou no início deste mês para crianças de 10 e 11 anos. As doses foram enviadas para Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Acre, Paraíba, São Paulo, Rio Grande do Norte e Amazonas.

FONTE/CRÉDITOS: Metropoles
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!