O SEU PORTAL NA BAHIA

Notícias Mundo

Quem são os passageiros do submarino em expedição ao Titanic que desapareceu no Oceano Atlântico

Submersível sumiu no domingo, 19; equipes de buscas tentam localizar a embarcação que tem 96 horas de suporte de vida disponível para uma tribulação de cinco pessoas

Quem são os passageiros do submarino em expedição ao Titanic que desapareceu no Oceano Atlântico
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Desde segunda-feira, 19, quando foi informado o desaparecimento de um submersível que levava turistas para ver os destroços do Titanic, buscas estão sendo realizadas para conseguir resgatar os tripulantes e passageiros em segurança. Ontem, já havia sido confirmada a identidade de uma das pessoas que estavam a bordo, o empresário britânico Hamish Harding. Mais tarde, houve a confirmação de mais três pessoas: Paul-Henry Nargeolet, maior especialista no naufrágio do Titanic e ex-comandante da Marinha Francesa, o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho, Sulaiman Dawood. Apesar da confirmação ter sido feita por familiares, amigos e empresas, as autoridades ainda não os identificaram publicamente. O Titan, submarino que desapareceu no Oceano Atlântico, tem capacidade para cinco pessoas, sendo um espaço para o piloto, três convidados pagantes e um funcionário da empresa de turismo. A embarcação pesa 10.432 kg e pode atingir a profundidade de até 4.000 metros. Ela tem 96 horas de suporte de vida disponíveis para cinco pessoas. O oxigênio deve acabar por volta do meio da manhã desta quinta-feira, 22. Nesta terça-feira, 20, os Estados Unidos enviaram um veículo submersível para a área do Oceano Atlântico na esperança de localizar o Titan e resgatar os passageiros.

Hamish Harding

subamrino Hamish Harding

Empresário britânico Hamish Harding está entre os desaparecidos no submersível do Titanic 

O britânico Hamish Harding, de 58 anos, é presidente da empresa de jatos particulares Action Aviation, fundada em 2004. Formado em Ciências Naturais e Engenharia Química pela Universidade de Cambridge, não tem medo de aventuras radicais, seja no espaço ou nas profundezas dos oceanos, e possui vários recordes no Guinness. No sábado, 17, antes de embarcar, ele compartilhou nas redes sociais a felicidade em estar na expedição. “Tenho orgulho de finalmente anunciar que me juntei à Expedição OceanGate para sua Missão RMS TITANIC como especialista de missão no submarino que está mergulhando até o Titanic”, escreveu.

Em maio de 2021, ele se descreveu no Instagram como um “marido, pai de dois filhos, explorador apaixonado” residente em Dubai. Harding foi ao espaço há um ano, a bordo do foguete New Shepard da Blue Origin, para um voo de 10 minutos, a quinta missão tripulada bem-sucedida lançada pela empresa de Jeff Bezos. Em julho de 2019, fez parte de uma equipe que completou a mais rápida volta ao mundo de avião até então, passando pelos dois polos em 46 horas, 40 minutos e 22 segundos. Quase dois anos depois, ele mergulhou com outro explorador, Victor Vescovo, na Fossa das Marianas, a área mais profunda dos oceanos conhecida até hoje, a bordo de um submarino de dois lugares. A missão foi a mais longa a essa profundidade (4 horas e 15 minutos) com a maior distância percorrida (4.600 metros). Ele tem dois filhos com sua esposa Linda. Um deles, Giles, tornou-se a pessoa mais jovem a viajar para o Polo Sul em 2020, aos 12 anos, segundo a revista Times.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!