O SEU PORTAL NA BAHIA

Notícias Justiça

Principal fornecedor do PCC era amigo de doleiro alvo da Lava Jato

Antônio Joaquim da Mota é considerado um dos principais fornecedores de drogas do PCC. Ele abrigou Dario Messer, doleiro alvo da Lava Jato

Principal fornecedor do PCC era amigo de doleiro alvo da Lava Jato
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O fazendeiro Antônio Joaquim da Mota, conhecido como “Tonho”, foi preso pela Polícia Federal (PF) nessa terça-feira (20/2) e é considerado um dos principais fornecedores de drogas para a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Além da suposta ligação íntima com criminosos, o homem era amigo próximo de Dario Messer, conhecido como o “doleiro dos doleiros”, e alvo da Operação Lava Jato. Uma investigação da PF aponta que o doleiro chegou a ser abrigado em um dos imóveis da família Mota na cidade de Pedro Juan Caballero, Paraguai.

Dario Messer chegou, inclusive, a comemorar um aniversário junto com Antônio Mota e outros familiares. Consta em inquérito policial que o doleiro mantinha forte contato com o fazendeiro e possuía uma relação que supera os laços de amizade com os integrantes do clã Mota. A PF indica que o celular de Messer chegou a ser conectado na rede wi-fi Mota, entre maio e julho de 2018.

“Tonho” é pai de Antônio Joaquim Mendes Gonçalves da Mota, conhecido como “Dom” ou “Motinha”, atualmente procurado pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). As investigações da PF mostram que o jovem encaminhou para Dario Messer mensagens relacionadas à facilitação de confecção de documentos paraguaios. Também há indícios de que Antônio Mota ocultava mais de US$ 200 mil do doleiro.

Clã Mota

A Polícia Federal (PF) prendeu, na terça-feira (20/2), o pecuarista Antônio Joaquim da Mota, conhecido como “Tonho”, em Ponta Porã (MS), na fronteira com o Paraguai.

O criminoso é apontado como líder de uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas. O Clã Mota, segundo as investigações, é um dos principais fornecedores de drogas da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC).

O grupo atua na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai. A família dele ficou multimilionária por meio do envio de drogas para a Europa, segundo a PF.

Contra Antônio Joaquim, havia um mandado de prisão em aberto por diversos crimes, como posse e tráfico de arma de fogo e de drogas, além de organização criminosa. Ele era procurado desde dezembro último.

Em razão da periculosidade do preso e da possibilidade de tentativa de resgate dentro da unidade da PF em Ponta Porã, a ação contou com apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul (Sejusp-MS) no transporte aéreo da cidade para a Penitenciária Federal de Campo Grande (MS).

O doleiro dos doleiros

Em dezembro do ano passado, a Justiça do Paraguai determinou o confisco dos bens do doleiro Dario Messer, conhecido como “doleiro dos doleiros”, investigado por lavagem de dinheiro pela Operação Lava Jato no Rio de Janeiro. A decisão atendeu a pedido do Ministério Público Federal (MPF), em cooperação com a Advocacia-Geral da União (AGU) e com o Ministério Público do Paraguai.

Messer é alvo de sete ações na Justiça Federal do Rio por ligações com as investigações envolvendo o ex-governador Sergio Cabral. Em 2020, fechou acordo de delação premiada com o MPF em após mais de quatro anos dado como foragido pelas justiças do Brasil e do Paraguai.

Em 2019, um acordo entre o Secretaria de Cooperação Internacional do (SCI) do Ministério Público brasileiro, o Ministério Público brasileiro do Paraguai e a Advocacia-Geral da União (AGU) tornou possível o bloqueio dos bens. Agora, as autoridades brasileiras darão seguimento à devolução dos valores. Messer, no entanto, ainda pode recorrer contra a medida, o que tornaria o prazo de restituição indeterminado.

FONTE/CRÉDITOS: Metropoles
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!