Entusiasmo com o que já foi feito e otimismo com o que está por vir. Essa foi a tônica da conversa de quase uma hora com o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, em entrevista exclusiva concedida na terça-feira (19) ao Radar News.
Mesmo tendo passado metade dos três anos de seu mandato sob mau tempo, literalmente, e limitado pela pandemia da Covid-19, Jânio não desanimou e vem conseguindo importantes avanços à frente da administração de um dos principais destinos turísticos do Brasil.
Durante três anos seguidos, o município enfrentou períodos de chuvas intensas, que dificultaram e atrasaram o andamento de obras planejadas pela gestão. Em alguns casos, não foi possível esperar o fim do período chuvoso. Um exemplo foi a Estrada dos Búfalos, importante via de ligação para destinos turísticos como Caraíva, Itaporanga e Praia do Espelho, e que ficou intransitável durante alguns dias por conta da chuvarada registrada no final de 2021.
Assim que as condições climáticas permitiram, Jânio deu início às obras de reconstrução e melhoria da estrada, o que evitou novos transtornos na chuvarada do ano seguinte.
Outra intervenção importante foi a revitalização completa da Passarela da Cultura e seu entorno, na orla central da cidade. “Renovamos toda a Passarela da Cultura e fizemos uma revitalização completa na Praça da Bandeira, que ganhou uma fonte luminosa e passou a se chamar Praça Raimundo Costa Sampaio. Essa bela fonte luminosa tem sido atração turística em nosso município”, afirma.
Segundo Jânio, não se tratam de obras apenas para agradar aos turistas, mas que favorecem também os moradores e, principalmente, os trabalhadores que têm no turismo o seu ganha pão.
PAVIMENTAÇÃO POR TODA A CIDADE – Desde que a atual gestão assumiu, já foram pavimentados mais de 100 mil metros quadrados de ruas com asfalto e bloquetes. “Já fizemos mais de 60 ruas, mas não quero deixar uma rua sem calçar em Porto Seguro, e tenho fé que vou conseguir”, destaca.
OBRAS IMPORTANTES EM ANDAMENTO – Nos primeiros meses de 2024, a cidade ganhará novos equipamentos, entre eles o Novo Mercado do Peixe, na tarifa dos pescadores, que deverá ser inaugurado no dia 22 de abril, data do aniversário do Brasil. Também a Arena Poliesportiva Mamagaya está prevista para ser entregue nessa mesma época, entre março e abril.
COMPLEXO BAIANÃO SERÁ CONTEMPLADO COM GRANDES OBRAS – O Complexo Baianão será contemplado, em 2024, com importantes obras voltadas ao esporte, lazer e cultura. O prefeito confessa que um desses projetos é seu xodó: a futura Praça da Família, onde hoje fica localizada a Praça do Trabalhador. “Será a praça mais bonita e mais completa da Bahia”, anuncia.
De acordo com ele, o espaço ganhará uma novidade exclusiva: uma fonte luminosa em que a água se movimenta conforme a música. Ainda segundo Jânio, a praça terá biblioteca pública, uma escola de informática, salas de dança, salas para a prática de artes marciais, escolinha de futebol, campo de grama sintética, campo de areia para beach tênis e futevôlei, além de pista de skate. Também serão oferecidos cursos de balé, de música e escolinha de futebol.
O prefeito destacou que está idealizando a criação, na Praça do Trabalhador, de escolinhas voltadas para atender os autistas, com professores especializados.
Outra obra prevista é a reforma completa do Estádio do Guaiamunzão. “Vamos incorporar a essa praça o Estádio do Guaiamunzão, que será todo reformado, inclusive com novas arquibancadas. Pretendemos instalar grama sintética, para que possamos colocar as escolinhas de futebol, os jogos dos veteranos e das equipes formadas por quem gosta da prática do futebol. Também faremos novas arquibancadas”, explicou.
O Baianão será contemplado ainda com a construção de um espaço de 5 mil metros quadrados, com capacidade para 20 mil pessoas, para receber grandes eventos e shows.
Jânio Natal anunciou que os moradores da Vila Parracho também ganharão uma bela praça.
PROJETOS AMBICIOSOS PARA 2024 – O prefeito tem projetos ambiciosos que pretende tirar do papel ainda em 2024. Um deles é a construção da ponte ligando a sede do município a Arraial d’Ajuda. “Vamos fazer uma estrada totalmente ecológica, com pista de cooper e ciclovia, toda arborizada com mais de mil árvores, e uma ponte de 200 metros de extensão”, explica.
Segundo ele, a nova estrada encurtará o trajeto para o litoral Sul em 41 km, o que significa, em média, 40 minutos a menos.
Outras obras importantes são a nova rodoviária, o centro administrativo e o teleférico ligando o Mamagaya até a Cidade Histórica. “Tem vários projetos que quero fazer, mas em apenas um ano é quase impossível de realizar. É bom que se diga que, dos três anos de gestão, tivemos um ano e meio de pandemia, quando ficamos engessados. Além disso, tivemos as calamidades da chuva, em 2021, 2022 e em abril de 2023. Tudo isso atrapalha o planejamento de obra de qualquer gestão”, pondera.
TIME PROFISSIONAL DE FUTEBOL – Grande entusiasta dos esportes, o prefeito Jânio Natal tem incentivado a prática esportiva em Porto Seguro, através do apoio às mais diversas modalidades e da reforma e construção de novos espaços.
A grande novidade para 2024 é que, pela primeira vez na história, Porto Seguro terá um time profissional disputando a Série B do Campeonato Baiano, ou seja, o acesso à Primeira Divisão da competição. Com o apoio de empresários e do prefeito Jânio Natal, nasceu o Porto Sport Club, que é uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol). De acordo com o prefeito, o objetivo do Porto Sport Club é se classificar entre os dois primeiros da Série B para, em 2025, disputar a Série A do Campeonato Baiano de Futebol.
“Porto Seguro foi vice-campeão do Campeonato Intermunicipal deste ano, e por pouco não ficou em primeiro lugar. Junto com alguns empresários, formamos uma SAF para colocarmos uma equipe disputando a Primeira Divisão do futebol baiano”, explica o prefeito.
“Junto com o empresariado, vamos investir R$ 3 milhões, durante o ano de 2024, para o time disputar a Série B. Com fé em Deus, em 2025 queremos colocar o Porto Sport Club na Série A do Campeonato Baiano, para que nossa população tenha a oportunidade de assistir no nosso estádio jogos com o Bahia, Vitória, Itabunense, Bahia de Feira, Alagoinhas e tantas outras equipes da Série A do futebol baiano”, adianta.
AMPLIAÇÃO DO ESTÁDIO MUNICIPAL – Na esteira do projeto de disputar a Série A, Jânio Natal pretende ampliar o Estádio Municipal em 2024, possibilitando que o espaço receba grandes eventos esportivos. “Vamos colocar uma nova arquibancada para mais 2 ou 3 mil pessoas, colocar cabines de rádio e de TV, fazer mais vestiários, instalar refletores e construir vários sanitários com ar-condicionado”, antecipa.
COMPLEXO BAIANÃO – Os praticantes de esporte que moram no Complexo Baianão também serão beneficiados em 2024. Além da reforma do Estádio do Guaiamunzão, o campo do Ventania receberá melhorias, com colocação de grama sintética.
“No Complexo Baianão, vamos fazer uma infraestrutura completa, inclusive para as novas gerações de moradores. Nos campos de futebol, vamos construir arquibancadas, vestiários e colocar refletores. Queremos oferecer o melhor para as crianças, os jovens e os adultos, para que, em vez de ficar nas ruas fazendo besteira, possam praticar esportes, porque esporte é vida”, observa o prefeito.
SAÚDE E EDUCAÇÃO – Saúde e educação são duas das áreas mais sensíveis de uma administração pública, pois envolve as necessidades básicas da população. Em Porto Seguro, o prefeito Jânio Natal faz uma avaliação realista da situação de ambas as pastas, que admite ainda não ser a ideal, mas já bem melhor do que quando assumiu o mandato, em 2021.
“Quando assumimos, a educação estava sucateada. Temos uma média de 130 escolas, e todas estavam em estado crítico, sem carteiras escolares. Tivemos muitas dificuldades, e ainda estamos tentando recuperar cada escola”, lamentou o prefeito, em entrevista concedida ao Radar News.
Para 2024, ele promete dar continuidade às melhorias na educação. “Vamos inaugurar, agora em janeiro, a Escola Municipal de Caraíva, que vai contemplar centenas de alunos. Também pretendemos construir mais quatro escolas e algumas creches no município”, adiantou.
GARI NA UNIVERSIDADE – Jânio Natal é idealizador de dois importantes projetos que vêm mostrando resultados no município – o Gari na Escola, que teve início na primeira gestão de Jânio como prefeito de Porto Seguro (2005/2008), e o Gari na Universidade, implantado no atual mandato. Ele conta que, quando foi prefeito de Porto Seguro pela primeira vez, observou que 80% dos garis não sabiam ler e escrever. Montou, então, o Gari na Escola, junto com o antigo secretário Luciano Alves, um dos incentivadores do projeto.
“Dos garis alfabetizados através desse projeto, três cursaram faculdade. E isso motivou a implantação, nesta atual gestão, do Gari na Universidade, que conta com mais de 30 alunos. Também criamos o projeto Gari Digital, que é para eles aprenderem a mexer com o computador e o celular”, explicou.
SAÚDE – Na área da saúde, o prefeito avalia que muito já foi feito, mas diz que ainda não está satisfeito, por isso 2024 será um ano de muitas melhorias. Entre os avanços conquistados nesses três anos de gestão, Jânio cita a construção do Centro Médico no Baianão, que é considerado um exemplo para a Bahia.
“Também estamos ampliando a UPA do Baianão, que será inaugurada agora em fevereiro, e ampliando e reformando a UPA de Arraial d’Ajuda”, citou.
Jânio destacou ainda a construção do hospital para cirurgias eletivas, que será inaugurado possivelmente em fevereiro. “Pretendemos fazer uma média de 300 cirurgias eletivas por mês nesse hospital”, disse.
Entre as cirurgias que serão realizadas no novo hospital está a mamoplastia. “Em Porto Seguro, vejo muita gente com problema de mamas. Temos cadastradas 34 pessoas precisando dessa cirurgia e, com fé em Deus, vamos conseguir contemplar todas essas mulheres”, comentou.
Até meados de 2024, o prefeito também pretende inaugurar o prédio da hemodiálise que evitará que os pacientes tenham que se descolocar para outro município a fim de fazer o tratamento. “Já doamos o terreno à empresa e a estrutura virá toda montada”, esclareceu. O terreno fica próximo ao Hospital Luís Eduardo Magalhães.
JÂNIO NÃO DESCARTA DISPUTAR REELEIÇÃO – Jânio Natal é contrário a que prefeitos concorram à reeleição. Ele considera que quatro anos não são suficientes para que um gestor consiga fazer grandes obras estruturais em um município. Por isso, defende um mandato de cinco anos, em vez de quatro, sem a possibilidade de reeleição.
No entanto, enquanto as regras eleitorais nesse sentido não mudarem, Jânio não descarta concorrer a um novo mandato em 2024, apesar da oposição da família. “Sou um político que obedeço aos meus liderados. Se for escolhido pelo grupo como candidato, jamais vou fugir da raia. Estarei junto com meus parceiros e amigos, com nossas lideranças, e vou fazer o que querem”, admitiu, durante entrevista exclusiva ao Radar News.
O prefeito reconhece que sua esposa e os filhos sentem falta de que ele seja mais presente, visto que a política exige uma entrega muito grande. “Eu tenho 11 mandatos, desde vereador em Salvador, deputado estadual quatro vezes, deputado federal uma vez e cinco vezes prefeito de duas cidades diferentes. Estou há 37 anos na política, quase que ininterruptamente. Prejudiquei minha família. Não tive a oportunidade de criar meus filhos como deveria, porque me entreguei à política”, disse ele.
AMOR PELA POLÍTICA – Apesar de lamentar a falta de tempo com a família, Jânio Natal confessa seu amor pela carreira que escolheu. A ponto de se emocionar ao falar do orgulho que sente em ser um político. “Tem gente que tem vergonha de dizer que é político. Eu tenho orgulho de dizer que tenho 37 anos na política, que tenho 11 mandatos voltados para a população, para a cidade, para os compromissos que eu assumi. Quero morrer fazendo política”, destacou.
TORCIDA POR UMA BAHIA E UM BRASIL PRÓSPEROS – Jânio disse que vê o atual cenário político no país com muita insegurança. Seu desejo é que, tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quanto o governador Jerônimo Rodrigues, façam um excelente governo. “Não posso jamais torcer contra o governador Jerônimo, contra o presidente Lula. Por exemplo, acho o Jerônimo uma pessoa fantástica, de bons propósitos para a Bahia, uma pessoa em quem eu confio e que trabalha muito, um abnegado. Acredito e espero que a Bahia cresça muito mais”, afirmou.
Jânio torce para que a seja possível acabar com a politicagem, que tanto prejudica o país. “Acho que a politicagem só faz mal às pessoas, ao nosso Estado, ao Brasil e ao nosso município. Temos que nos unir com apenas um propósito, para beneficiar a todos”, concluiu.
Entusiasmo com o que já foi feito e otimismo com o que está por vir. Essa foi a tônica da conversa de quase uma hora com o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, em entrevista exclusiva concedida na terça-feira (19) ao Radar News.
Mesmo tendo passado metade dos três anos de seu mandato sob mau tempo, literalmente, e limitado pela pandemia da Covid-19, Jânio não desanimou e vem conseguindo importantes avanços à frente da administração de um dos principais destinos turísticos do Brasil.
Durante três anos seguidos, o município enfrentou períodos de chuvas intensas, que dificultaram e atrasaram o andamento de obras planejadas pela gestão. Em alguns casos, não foi possível esperar o fim do período chuvoso. Um exemplo foi a Estrada dos Búfalos, importante via de ligação para destinos turísticos como Caraíva, Itaporanga e Praia do Espelho, e que ficou intransitável durante alguns dias por conta da chuvarada registrada no final de 2021.
Assim que as condições climáticas permitiram, Jânio deu início às obras de reconstrução e melhoria da estrada, o que evitou novos transtornos na chuvarada do ano seguinte.
Outra intervenção importante foi a revitalização completa da Passarela da Cultura e seu entorno, na orla central da cidade. “Renovamos toda a Passarela da Cultura e fizemos uma revitalização completa na Praça da Bandeira, que ganhou uma fonte luminosa e passou a se chamar Praça Raimundo Costa Sampaio. Essa bela fonte luminosa tem sido atração turística em nosso município”, afirma.
Segundo Jânio, não se tratam de obras apenas para agradar aos turistas, mas que favorecem também os moradores e, principalmente, os trabalhadores que têm no turismo o seu ganha pão.
PAVIMENTAÇÃO POR TODA A CIDADE – Desde que a atual gestão assumiu, já foram pavimentados mais de 100 mil metros quadrados de ruas com asfalto e bloquetes. “Já fizemos mais de 60 ruas, mas não quero deixar uma rua sem calçar em Porto Seguro, e tenho fé que vou conseguir”, destaca.
OBRAS IMPORTANTES EM ANDAMENTO – Nos primeiros meses de 2024, a cidade ganhará novos equipamentos, entre eles o Novo Mercado do Peixe, na tarifa dos pescadores, que deverá ser inaugurado no dia 22 de abril, data do aniversário do Brasil. Também a Arena Poliesportiva Mamagaya está prevista para ser entregue nessa mesma época, entre março e abril.
COMPLEXO BAIANÃO SERÁ CONTEMPLADO COM GRANDES OBRAS – O Complexo Baianão será contemplado, em 2024, com importantes obras voltadas ao esporte, lazer e cultura. O prefeito confessa que um desses projetos é seu xodó: a futura Praça da Família, onde hoje fica localizada a Praça do Trabalhador. “Será a praça mais bonita e mais completa da Bahia”, anuncia.
De acordo com ele, o espaço ganhará uma novidade exclusiva: uma fonte luminosa em que a água se movimenta conforme a música. Ainda segundo Jânio, a praça terá biblioteca pública, uma escola de informática, salas de dança, salas para a prática de artes marciais, escolinha de futebol, campo de grama sintética, campo de areia para beach tênis e futevôlei, além de pista de skate. Também serão oferecidos cursos de balé, de música e escolinha de futebol.
O prefeito destacou que está idealizando a criação, na Praça do Trabalhador, de escolinhas voltadas para atender os autistas, com professores especializados.
Outra obra prevista é a reforma completa do Estádio do Guaiamunzão. “Vamos incorporar a essa praça o Estádio do Guaiamunzão, que será todo reformado, inclusive com novas arquibancadas. Pretendemos instalar grama sintética, para que possamos colocar as escolinhas de futebol, os jogos dos veteranos e das equipes formadas por quem gosta da prática do futebol. Também faremos novas arquibancadas”, explicou.
O Baianão será contemplado ainda com a construção de um espaço de 5 mil metros quadrados, com capacidade para 20 mil pessoas, para receber grandes eventos e shows.
Jânio Natal anunciou que os moradores da Vila Parracho também ganharão uma bela praça.
PROJETOS AMBICIOSOS PARA 2024 – O prefeito tem projetos ambiciosos que pretende tirar do papel ainda em 2024. Um deles é a construção da ponte ligando a sede do município a Arraial d’Ajuda. “Vamos fazer uma estrada totalmente ecológica, com pista de cooper e ciclovia, toda arborizada com mais de mil árvores, e uma ponte de 200 metros de extensão”, explica.
Segundo ele, a nova estrada encurtará o trajeto para o litoral Sul em 41 km, o que significa, em média, 40 minutos a menos.
Outras obras importantes são a nova rodoviária, o centro administrativo e o teleférico ligando o Mamagaya até a Cidade Histórica. “Tem vários projetos que quero fazer, mas em apenas um ano é quase impossível de realizar. É bom que se diga que, dos três anos de gestão, tivemos um ano e meio de pandemia, quando ficamos engessados. Além disso, tivemos as calamidades da chuva, em 2021, 2022 e em abril de 2023. Tudo isso atrapalha o planejamento de obra de qualquer gestão”, pondera.
TIME PROFISSIONAL DE FUTEBOL – Grande entusiasta dos esportes, o prefeito Jânio Natal tem incentivado a prática esportiva em Porto Seguro, através do apoio às mais diversas modalidades e da reforma e construção de novos espaços.
A grande novidade para 2024 é que, pela primeira vez na história, Porto Seguro terá um time profissional disputando a Série B do Campeonato Baiano, ou seja, o acesso à Primeira Divisão da competição. Com o apoio de empresários e do prefeito Jânio Natal, nasceu o Porto Sport Club, que é uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol). De acordo com o prefeito, o objetivo do Porto Sport Club é se classificar entre os dois primeiros da Série B para, em 2025, disputar a Série A do Campeonato Baiano de Futebol.
“Porto Seguro foi vice-campeão do Campeonato Intermunicipal deste ano, e por pouco não ficou em primeiro lugar. Junto com alguns empresários, formamos uma SAF para colocarmos uma equipe disputando a Primeira Divisão do futebol baiano”, explica o prefeito.
“Junto com o empresariado, vamos investir R$ 3 milhões, durante o ano de 2024, para o time disputar a Série B. Com fé em Deus, em 2025 queremos colocar o Porto Sport Club na Série A do Campeonato Baiano, para que nossa população tenha a oportunidade de assistir no nosso estádio jogos com o Bahia, Vitória, Itabunense, Bahia de Feira, Alagoinhas e tantas outras equipes da Série A do futebol baiano”, adianta.
AMPLIAÇÃO DO ESTÁDIO MUNICIPAL – Na esteira do projeto de disputar a Série A, Jânio Natal pretende ampliar o Estádio Municipal em 2024, possibilitando que o espaço receba grandes eventos esportivos. “Vamos colocar uma nova arquibancada para mais 2 ou 3 mil pessoas, colocar cabines de rádio e de TV, fazer mais vestiários, instalar refletores e construir vários sanitários com ar-condicionado”, antecipa.
COMPLEXO BAIANÃO – Os praticantes de esporte que moram no Complexo Baianão também serão beneficiados em 2024. Além da reforma do Estádio do Guaiamunzão, o campo do Ventania receberá melhorias, com colocação de grama sintética.
“No Complexo Baianão, vamos fazer uma infraestrutura completa, inclusive para as novas gerações de moradores. Nos campos de futebol, vamos construir arquibancadas, vestiários e colocar refletores. Queremos oferecer o melhor para as crianças, os jovens e os adultos, para que, em vez de ficar nas ruas fazendo besteira, possam praticar esportes, porque esporte é vida”, observa o prefeito.
SAÚDE E EDUCAÇÃO – Saúde e educação são duas das áreas mais sensíveis de uma administração pública, pois envolve as necessidades básicas da população. Em Porto Seguro, o prefeito Jânio Natal faz uma avaliação realista da situação de ambas as pastas, que admite ainda não ser a ideal, mas já bem melhor do que quando assumiu o mandato, em 2021.
“Quando assumimos, a educação estava sucateada. Temos uma média de 130 escolas, e todas estavam em estado crítico, sem carteiras escolares. Tivemos muitas dificuldades, e ainda estamos tentando recuperar cada escola”, lamentou o prefeito, em entrevista concedida ao Radar News.
Para 2024, ele promete dar continuidade às melhorias na educação. “Vamos inaugurar, agora em janeiro, a Escola Municipal de Caraíva, que vai contemplar centenas de alunos. Também pretendemos construir mais quatro escolas e algumas creches no município”, adiantou.
GARI NA UNIVERSIDADE – Jânio Natal é idealizador de dois importantes projetos que vêm mostrando resultados no município – o Gari na Escola, que teve início na primeira gestão de Jânio como prefeito de Porto Seguro (2005/2008), e o Gari na Universidade, implantado no atual mandato. Ele conta que, quando foi prefeito de Porto Seguro pela primeira vez, observou que 80% dos garis não sabiam ler e escrever. Montou, então, o Gari na Escola, junto com o antigo secretário Luciano Alves, um dos incentivadores do projeto.
“Dos garis alfabetizados através desse projeto, três cursaram faculdade. E isso motivou a implantação, nesta atual gestão, do Gari na Universidade, que conta com mais de 30 alunos. Também criamos o projeto Gari Digital, que é para eles aprenderem a mexer com o computador e o celular”, explicou.
SAÚDE – Na área da saúde, o prefeito avalia que muito já foi feito, mas diz que ainda não está satisfeito, por isso 2024 será um ano de muitas melhorias. Entre os avanços conquistados nesses três anos de gestão, Jânio cita a construção do Centro Médico no Baianão, que é considerado um exemplo para a Bahia.
“Também estamos ampliando a UPA do Baianão, que será inaugurada agora em fevereiro, e ampliando e reformando a UPA de Arraial d’Ajuda”, citou.
Jânio destacou ainda a construção do hospital para cirurgias eletivas, que será inaugurado possivelmente em fevereiro. “Pretendemos fazer uma média de 300 cirurgias eletivas por mês nesse hospital”, disse.
Entre as cirurgias que serão realizadas no novo hospital está a mamoplastia. “Em Porto Seguro, vejo muita gente com problema de mamas. Temos cadastradas 34 pessoas precisando dessa cirurgia e, com fé em Deus, vamos conseguir contemplar todas essas mulheres”, comentou.
Até meados de 2024, o prefeito também pretende inaugurar o prédio da hemodiálise que evitará que os pacientes tenham que se descolocar para outro município a fim de fazer o tratamento. “Já doamos o terreno à empresa e a estrutura virá toda montada”, esclareceu. O terreno fica próximo ao Hospital Luís Eduardo Magalhães.
JÂNIO NÃO DESCARTA DISPUTAR REELEIÇÃO – Jânio Natal é contrário a que prefeitos concorram à reeleição. Ele considera que quatro anos não são suficientes para que um gestor consiga fazer grandes obras estruturais em um município. Por isso, defende um mandato de cinco anos, em vez de quatro, sem a possibilidade de reeleição.
No entanto, enquanto as regras eleitorais nesse sentido não mudarem, Jânio não descarta concorrer a um novo mandato em 2024, apesar da oposição da família. “Sou um político que obedeço aos meus liderados. Se for escolhido pelo grupo como candidato, jamais vou fugir da raia. Estarei junto com meus parceiros e amigos, com nossas lideranças, e vou fazer o que querem”, admitiu, durante entrevista exclusiva ao Radar News.
O prefeito reconhece que sua esposa e os filhos sentem falta de que ele seja mais presente, visto que a política exige uma entrega muito grande. “Eu tenho 11 mandatos, desde vereador em Salvador, deputado estadual quatro vezes, deputado federal uma vez e cinco vezes prefeito de duas cidades diferentes. Estou há 37 anos na política, quase que ininterruptamente. Prejudiquei minha família. Não tive a oportunidade de criar meus filhos como deveria, porque me entreguei à política”, disse ele.
AMOR PELA POLÍTICA – Apesar de lamentar a falta de tempo com a família, Jânio Natal confessa seu amor pela carreira que escolheu. A ponto de se emocionar ao falar do orgulho que sente em ser um político. “Tem gente que tem vergonha de dizer que é político. Eu tenho orgulho de dizer que tenho 37 anos na política, que tenho 11 mandatos voltados para a população, para a cidade, para os compromissos que eu assumi. Quero morrer fazendo política”, destacou.
TORCIDA POR UMA BAHIA E UM BRASIL PRÓSPEROS – Jânio disse que vê o atual cenário político no país com muita insegurança. Seu desejo é que, tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quanto o governador Jerônimo Rodrigues, façam um excelente governo. “Não posso jamais torcer contra o governador Jerônimo, contra o presidente Lula. Por exemplo, acho o Jerônimo uma pessoa fantástica, de bons propósitos para a Bahia, uma pessoa em quem eu confio e que trabalha muito, um abnegado. Acredito e espero que a Bahia cresça muito mais”, afirmou.
Jânio torce para que a seja possível acabar com a politicagem, que tanto prejudica o país. “Acho que a politicagem só faz mal às pessoas, ao nosso Estado, ao Brasil e ao nosso município. Temos que nos unir com apenas um propósito, para beneficiar a todos”, concluiu.
Comentários: