O SEU PORTAL NA BAHIA

Notícias Cidades

Fortes chuvas causam alagamentos e deslizamentos no litoral da Bahia

Cidades de Ilhéus e Santa Cruz Cabrália foram as mais afetadas pelo temporal que aconteceu no feriado de Tiradentes

Fortes chuvas causam alagamentos e deslizamentos no litoral da Bahia
Santa Cruz Cabrália
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O litoral sul da Bahia sofreu com um grande volume de chuvas neste feriado de Tiradentes. Houveram deslizamentos de terra e alagamentos nas cidades de Ilhéus e Santa Cruz Cabrália.

A demanda por socorro às vítimas tem sido tanta, que o governo do estado precisou reforçar a equipe do Corpo de Bombeiros no local. Apesar dos estragos materiais, não houve feridos.

Ao todo, 25 bombeiros militares da capital Salvador e das cidades de Itabuna, Santo Antônio de Jesus e Teixeira de Freitas foram enviados para reforçar as tropas que atendem as regiões de Ilhéus e Santa Cruz Cabrália. As vítimas de enchentes estão sendo retiradas dos imóveis com o auxílio de caiaques e macas.

“A nossa intenção é dar todo suporte necessário para preservar todas as vidas naquelas regiões. Com o reforço, vamos atuar não apenas na resposta, mas também com ações preventivas junto às comunidades”, disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel Adson Marchesini.

Entre o feriado (21) e este sábado (22), em Santa Cruz Cabrália, cidade próxima a Porto Seguro, choveu 300 mm. Os bombeiros já resgataram mais de 160 pessoas em áreas alagadas, que correm risco de desabamento ou sofrem com qualquer outro tipo de risco relacionado à forte chuva.

A prefeitura da cidade decretou estado de emergência e emitiu uma nota dizendo que “lamenta profundamente as consequências das chuvas históricas que assolaram a cidade na madrugada do dia 21/04. Todas as equipes da gestão municipal estão mobilizadas no apoio às ações para minimizar os efeitos das chuvas, oferecendo assistência social e realizando levantamento das áreas mais afetadas para viabilizar as providências que já podem ser tomadas”.

Em Ilhéus, além de alagamentos e desabamentos, uma árvore caiu na BR-415, próximo da zona urbana da cidade, e uma das pistas ficou interditada temporariamente, causando engarrafamento.

Neste sábado, uma reunião de urgência do gabinete de crise, em que participaram o prefeito Mário Alexandre (PSD), a deputada estadual Soane Galvão (PSB) e o vice-governador do Estado Geraldo Junior (MDB), discutiu medidas emergenciais para ajudar a população atingida.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão executando serviços emergenciais de infraestrutura, limpeza e auxílio às famílias mais necessitadas. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), disponibilizou a Defesa Civil Estadual para prestar o apoio necessário na região.

O ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, também foi acionado pela prefeitura de Santa Cruz Cabrália para ajudar a resolver os estragos causados pelas fortes chuvas.

A previsão do tempo continua indicando chuva intensa nos próximos dias na região. Em caso de risco de desabamentos e enchentes, a Defesa Civil local pode ser acionada pelo telefone (73) 99922-4391. Já para emergências, é necessário ligar para o SAMU no 192 ou no (73) 99918-0192, Bombeiros no 193, e para a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), no 116.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!