O SEU PORTAL NA BAHIA

Notícias Justiça

Ações contra Bolsonaro, orçamento secreto e mais: Zanin herda 528 processos no STF

Indicado pelo presidente Luiz lnácio Lula da Silva à Corte, advogado ocupará cadeira vaga pela saída do ministro Ricardo Lewandowski; posse será no dia 3 de agosto

Ações contra Bolsonaro, orçamento secreto e mais: Zanin herda 528 processos no STF
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O acervo processual deixado pelo ministro Ricardo Lewandowski e que deverá ser herdado por Cristiano Zanin no Supremo Tribunal Federal (STF) contém, ao todo, 528 processos, entre aqueles ajuizados diretamente no tribunal, os chamados originários, e os provenientes de outros juízos ou tribunais, os recursais. Entre os processos que Zanin deve relatar está a validade das regras da Lei das Estatais, que restringe a contratação de diretores e conselheiros que tenham cargo público ou envolvimento com partidos políticos. O julgamento havia sido suspenso por pedido de vista do ministro André Mendonça, após decisão cautelar de Lewandowski de suspender os efeitos da norma. Mendonça devolveu os autos no último dia 16.

O advogado Cristiano Zanin toma posse como ministro do Supremo no dia 3 de agosto. Ele chega ao mais alto posto do Poder Judiciário após ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e aprovado no plenário do Senado, onde recebeu 58 votos favoráveis. Com esse resultado, Zanin se tornou o terceiro mais votado entre os atuais integrantes da Corte, empatado com o ministro Dias Toffoli. O ministro que mais recebeu votos foi Luiz Fux, que teve 68 votos. O ministro Luis Roberto Barroso foi aprovado com 59 votos. Como a Jovem Pan mostrou, com a chegada de Zanin ao Supremo Tribunal Federal, a instituição terá 7 dos 11 integrantes indicados pelo PT. O ministro Gilmar Mendes foi escolhido por Fernando Henrique Cardoso, enquanto Alexandre de Moraes foi indicado por Michel Temer, e os ministros André Mendonça e Nunes Marques foram indicados por Bolsonaro.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!