Quatro cidades da Bahia estão entre as dez mais violentas do Brasil

Quatro cidades da Bahia estão entre as dez mais violentas do Brasil

Os dados são de 2020 e constam no Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta quinta-feira (15) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Das 10 cidades com maiores taxas de mortes violentas intencionais do país, quatro delas estão na Bahia. Feira de Santana, Simões Filho, Santo Antônio de Jesus e Camaçari integram esse ranking feito com municípios com mais de 100 mil habitantes. 

Os dados são de 2020 e constam no Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta quinta-feira (15) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

São consideradas mortes violentas intencionais o homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, latrocínio e mortes decorrentes de intervenção policial. Em todo Brasil, as principais vítimas são pessoas negras (76,2%), jovens (54,3%) e homens (91,3%), sendo que 78 % das mortes violentas intencionais foram cometidas com a utilização de arma de fogo.

O anuário mostra também que os mortos em intervenções policiais em todo Brasil aumentou 0,3% em 2020, foram 6.416 mortes a mais. Em contrapartida, houve redução de 26,9% no número de roubos de veículos, 27,1% de roubo a estabelecimento comercial e 16,6% de roubo à residência. 

Reincidente
Feira de Santana já esteve em destaque em outros dois rankings de pesquisas que analisam a violência. Em um ranking internacional divulgado em março de 2021 pelo Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal, do México, a cidade do centro-norte do estado ficou em 9º entre as mais violentas do mundo.

Já no ranking organizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que lista os 120 municípios mais violentos do Brasil a “princesa do sertão” ocupa a 5º posição entre os 120 municípios mais violentos do Brasil. Camaçari aparece em 9º.

Ranking das cidades brasileiras com maiores taxas de mortes violentas intencionais (com mais de 100 mil hab.)

Caucaia (CE) — 98,6 | Cabo de Santo Agostinho (PE) — 90 | Feira de Santana (BA) — 89,9 | Simões Filho (BA) — 89,8
Maranguape (CE) — 79 | Maracanaú (CE) — 78,4 | Santo Antônio de Jesus (BA) — 76,2 | Camaçari (BA) — 75,9
São Gonçalo do Amarante (RN) — 71,4  | Nossa Senhora do Socorro (SE) — 68,4
Média nacional — 23,6

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *