Porto Seguro no combate à hipertensão arterial

Porto Seguro no combate à hipertensão arterial

Fonte: ASCOM Prefeitura

O Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão é comemorado no Brasil em 26 de abril. A data foi instituída através da Lei Federal 10.439, em 2002, com o objetivo de conscientizar a população em relação ao diagnóstico de prevenção e sobre o tratamento da hipertensão arterial.
A finalidade da Linha de Cuidado da HAS é fortalecer e qualificar a atenção à pessoa com essa doença por meio da integralidade e da longitudinalidade do cuidado, em todos os pontos de atenção.

Através da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Porto Seguro, realiza um serviço humanizado através das ações desenvolvidas, com a missão de informar e cuidar da população para uma das doenças que mais vêm aumentando no mundo e levando a níveis cada vez maiores de patologias cardio e cerebrovasculares, e principalmente é uma doença que classifica risco para agravos na COVID-19, frente a pandemia que vivemos hoje.

Serviços disponíveis para a população:
•​Atendimento de Enfermagem •​Atendimento Médico •​Palestras Educacionais com as equipes NASF e das Unidades de Saúde para conscientização referente aos riscos da Hipertensão Arterial •​Consulta Nutricionista •​Aferição da Pressão Arterial e Glicemia •​Teste Rápido para HIV, Sífilis, Hepatite B e C •​Atualização do Cartão SUS •​Atualização da Caderneta de vacina •​Promover atividade física com Educadores Físicos da Academia da Saúde ao ar livre.

As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento. As ações referentes ao Dia Mundial contra Hipertensão ocorrerão em todas as unidades durante todo o mês de abril de saúde com apoio do NASF e Academias de Saúde.
Procure o Posto de Saúde mais próximo da sua residência, das 08h00 às 14h00, nossos profissionais de saúde estarão prontamente para lhe atender.
Cronograma semanal
Segunda-feira – 26 de abril
📍 Itaporanga 📍Parque Ecológico 📍Edson Martins
Quarta-feira – 28 de abril
📍 Miraporto 📍Vila Valdete
Quinta-feira – 29 de abril
📍Arraial bairro 📍Casas Novas 📍Vera Cruz
Sexta-feira – 30 de abril
📍Arraial Centro 📍 Trancoso 📍Imbiruçu de dentro 📍Vila Jardim 📍Vila Parracho

Share