Entre os dias 21 e 28 de outubro, a Bahia – mais precisamente o distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro; Guaratinga; e Eunápolis serão o palco da maior mountain bike stage race premium do Mundo: a Brasil Ride. Para a 13ª edição do evento, uma nova cidade foi adicionada, e Eunápolis entra definitivamente para o rol dos locais que poderão ver a performance desses gigantes em duas rodas.
Durante uma semana, trechos em cidades e vilarejos, trilhas, matas, terrenos íngremes, areia, barro e dois Parques Nacionais e seus terrenos predominantes vão delinear os caminhos dessa prova, que é comparada ao Giro d’Itália.
O evento se inicia no paradisíaco vilarejo de Arraial d’Ajuda e sua natureza que mistura o som das cristalinas águas do mar e as coloridas falésias. Já em Guaratinga e Eunápolis, o verde da Mata Atlântica e montanhas que se elevam por todos os lados em que o olhar toca, será o pano de fundo e inspiração para a competição em meio à beleza selvagem. Para este ano, além do Parque Nacional Alto do Cariri, divisa entre a Bahia e Minas Gerais, os competidores também terão uma etapa dentro do Parque Nacional do Pau Brasil. Vale lembrar que esse feito é inédito no esporte e a Brasil Ride, segue como pioneira também nesta modalidade, contemplando a natureza quase intocada dentro de Parque Nacionais em uma parceria com o ICMBio.
Atletas de todo o mundo e grandes nomes desse esporte de alta performance estarão reunidos para desbravar as belezas da região da Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia, enquanto enfrentam os mais diversos obstáculos e colocam à prova suas qualidades técnicas e habilidades no pedal.
*Disputa* - E a disputa pelo título promete ser acirrada. Na elite do esporte, o atual campeão mundial do MTB Maratona e vencedor da Brasil Ride de 2022, Henrique Avancini, vem em busca de seu pentacampeonato. Hans Becking, atual campeão holandes e tetracampeão da Brasil Ride Bahia, o portugues Tiago Ferreira (bicampeão da Brasil Ride), o espanhol Roberto Bou e os brasileiros Edson Rezende, Sherman Trezza, também seguem como grandes apostas para a 13ª edição, na disputa do solo masculino.
Já no feminino, a campeã do ano passado, a brasileira Marcela Toldi chega para defender o título conquistado no ano passado. Os destaques ficam com conta da colombiana Monica Calderón, atual campeã Panamericana de MTB Maratona e a espanhola Tessa Kortekkas, campeã espanhola de ultramaratona, além das brasileiras Sabrina Gobbo, Luiza Souza, Carol Coleman e a baiana Paula Gallan são grandes promessas na competição.
*Eunápolis* – A cidade de cerca de 150 mil habitantes, a 70 km de Porto Seguro terá sua primeira vez recebendo este grande evento mundial. Para que esta nova etapa seja concluída, uma grande estrutura técnica foi montada. A etapa, que sai do acampamento na Vila Brasil Ride, em Guaratinga, terá um novo caminho, novos desafios e obstáculos que misturam down hills e single tracks. Além disso, o desafio também se estende à equipe da Brasil Ride, já que a etapa terá transfer entre a nova cidade e Arraial d’Ajuda para os participantes – e bikes.
Outras novidades prometem trazer alegria tanto para quem participa quanto para os espectadores. Como forma de inspirar os novos ciclistas, além da já conhecida descida da escadaria, onde o público acompanha de perto os atletas, a Igreja Nossa Senhora d’Ajuda também receberá um dos momentos de premiação dos vencedores, no dia 26, data da 5ª Etapa da prova.
*Etapas* – Ao todo, a prova tem 7 etapas que se dividem entre Arraial d’Ajuda, Guaratinga e Eunápolis. No distrito de Porto Seguro, as provas têm início e fim, na Arena Brasil Ride Bahia, no Uíki, na Praia do Parracho. Já em Guaratinga, a competição tem base, largada e chegada na Vila Brasil Ride. Em 20 de outubro, dia que antecede a prova, os competidores se apresentam na Arena Brasil Ride Bahia, para receber os kits que os acompanharão até o fim da jornada, que se inicia às 7h do dia 21 e segue até o dia 28, ao cruzar a linha de chegada. Serão 500 km e 10.000m de altimetria acumulada.
A primeira etapa será disputada dentro de Arraial, já a segunda etapa é marcada pelo deslocamento entre as duas sedes da competição. A terceira e quarta etapa acontecerão no entorno da Vila Brasil Ride, em Guaratinga. A quinta etapa, tem início no acampamento, segue para Eunápolis e finaliza à beira-mar, onde também serão realizadas a sexta e sétima etapa no vilarejo, distrito de Porto Seguro.
No último dia de competição - além de sagrar o vencedor e os finishers -, mais de 1 mil competidores amadores participam da Maratona dos Descobrimentos, numa prova na região de Arraial e no Parque Pau Brasil, marcando o encerramento do evento. Os competidores chegam cedo para garantir seus lugares e aproveitar para conhecer os grandes nomes da elite do MTB. Cruzar a linha de chegada – do primeiro ao último - é sempre emocionante e inspirador, tanto para quem participa, quanto para quem observa. A torcida – para os anônimos e conhecidos parece ser a mesma, e a adrenalina, alegria e energia são surpreendentes.
*Estrutura* – Além da estrutura montada no Uíki, para receber ciclistas e visitantes durante os dias da prova, todos os anos, a Brasil Ride constrói uma verdadeira cidade em Guaratinga. Em uma fazenda a 14 quilômetros do centro da cidade, os aproximadamente 10 hectares, abrigam 80 toneladas de equipamentos montados, que tem capacidade para receber cerca de 1.200 pessoas e servir 5.400 refeições de alto padrão. O espaço ainda comporta dois tipos de acomodação em barracas, com colchão e lençol, para que os ciclistas tenham um bom descanso e se recuperem para a próxima etapa. O cuidado com os competidores é minucioso: desde o banheiro, com estrutura individuais e duchas quentes até o cardápio e áreas de descanso, para quem passou um dia inteiro no selim.
A organização ainda disponibiliza, durante todo o percurso, pontos de hidratação, pontos de água e dispersão, onde são oferecidos água, refrigerante, energético, bebida isotônica, frutas e carboidratos disponíveis gratuitamente. Além disso, uma equipe médica especializada em resgate em áreas remotas, caminhão base UTI, ambulâncias UTI 4x4, motos com paramédicos no percurso e posto médico nas arenas são equipados para atender eventuais emergências.
*Expectativa* - Segundo o fundador da Brasil Ride, Mario Roma, a expectativa dos organizadores para este ano é grande, devido às diversas novidades - para competidores e público.
“A Brasil Ride Bahia é um encontro que reúne as principais marcas globais em seus segmentos e atletas de altíssimo nível, de todo o Brasil e do mundo. Para 2023, além das etapas diferenciadas e a proximidade maior com o público, esperamos a alegria e a força dos participantes, que tem sido inspiração para muitas pessoas. Nosso lema é ‘mais que uma prova, uma etapa em sua vida’, e é exatamente isso que representa viver a experiência Brasil Ride. É ser afeto, inspiração e alegria. É superar obstáculos com suor e sorriso no rosto. É vivenciar os melhores e mais difíceis 7 dias e quando cruzar a última linha de chegada ter a certeza de querer voltar na próxima edição”, finaliza.
O Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte, apresenta a Brasil Ride Bahia 2023. Patrocínios de Mitsubishi, Continental Pneus, Shimano e Unidas – Aluguel de carros, Garmin, Red Bull, HB, Full Gas, Coca Cola, Thule e Postos Rede Torres. Conta com o apoio governamental do Governo do Estado da Bahia, Sudesb, Prefeitura Municipal de Porto Seguro, Prefeitura Municipal de Guaratinga e Prefeitura Municipal de Eunápolis. Apoio institucional ICMBio, Parque Nacional do Pau Brasil e Parque Nacional do Alto Cariri. Chancela da União Ciclista Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e FBC (Federação Baiana de Ciclismo). A organização é do Instituto Brasil Ride.
Comentários: