Limpeza no Supremo: confira quem são os próximos ministros a deixar o STF

Vale lembrar, que a aprovação de Mendonça acabou realizando uma promessa que o presidente havia feito aos seus apoiadores.

Nesta quinta-feira, dia 02 de dezembro, os conservadores do Brasil inteiro ainda comemoram a entrada de André Mendonça ao Supremo Tribunal Federal. Vale lembrar, que a aprovação de Mendonça acabou realizando uma promessa que o presidente havia feito aos seus apoiadores.

A saber, Jair Bolsonaro prometeu que indicaria um nome terrivelmente evangélico para o STF. Desde então o país inteiro ficou na expectativa e quando o presidente indicou André Mendonça, gerou outra expectativa pela aprovação, que terminou nesta quarta-feira para felicidade de milhões de brasileiros.

Com a saída de Marco Aurélio e a entrada de André Mendonça, o Supremo abrirá mais duas vagas em 2023. Afinal Ricardo Lewandowski e Rosa Weber se aposentam em maio e outubro de 2023 respectivamente. Dessa forma, o próximo presidente, poderá fazer duas indicações. Confira abaixo a data de aposentadoria do atual quadro de Ministros do STF.

Ricardo Lewandowski Maio – 2023
Rosa Weber Outubro – 2023
Luiz Fux Abril 2028
Carmen Lúcia Abril – 2029
Gilmar Mendes Dezembro – 2030
Edson Fachin Fevereiro – 2033
Luíz Roberto Barroso Março – 2033
Dias Toffoli Novembro – 2042
Alexandre de Moraes Dezembro – 2043

Share