Instagram e Facebook voltam ao ar após 7 horas, mas WhatsApp ainda apresenta instabilidade

Plataformas registraram falhas no começo da tarde desta segunda-feira, 4; causas da queda não foram reveladas

Depois de quase sete horas fora do ar, o Instagram e o Facebook voltaram a funcionar. Os primeiros relatos de falhas nos serviços apareceram no começo da tarde desta segunda-feira, 4, por volta do meio-dia. Rapidamente a falha virou um dos assuntos mais comentados do Twitter, principal plataforma, que não foi afetada. Já o Whatsapp apresenta instabilidade. Usuários já conseguem mandar mensagens, mas elas não estão chegando aos destinatários. A causa da instabilidade ainda não foi esclarecida pelas plataformas.

O jornalista de tecnologia e vida digital da Jovem Pan, Carlos Aros, explicou que uma das possíveis causas da queda pode ser uma falha no DNS, que é um sistema que redireciona os domínios para os sites. “O que os especialistas indicam é que pode ser uma falha de DNS, que é uma sigla para uma funcionalidade importante em um sistema de internet como o que nós temos. É o que dá nome aos domínios de internet e direcionam nosso acesso para um determinado endereço de IP, que faz com que o aplicativo abra. Possivelmente essa falha de DNS estaria causando essa suspensão de serviços”, afirmou Aros.

Apesar da explicação, o jornalista ressaltou que é impossível determinar a razão da queda, uma vez que outras coisas podem ter sido responsáveis pela falha e que o Facebook não se manifesta sobre problemas semelhantes. Além disso, Aros disse que a concorrência do WhatAapp se beneficia, mas também está sofrendo com um aumento de fluxo. “Imagine um volume tão grande de pessoas migrando para outros aplicativos. É o que tem acontecido. Todo mundo correndo para o Telegram e para o Signal”, disse o jornalista.

Share