Fiscais da Prefeitura reordenam barracas e orientam feirantes e consumidores contra Covid-19

Fiscais da Prefeitura reordenam barracas e orientam feirantes e consumidores contra Covid-19

Era por volta das 4 horas quando equipes de fiscais da secretarias municipais de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Saúde, Infraestrutura e Urbanismo e Segurança e Ordem Pública iniciaram pelo Bairro Califórnia o trabalho de reordenamento de barracas e de fiscalização das feiras livres. Neste domingo, dia 21, as ações da Operação Oxigênio, que também incluem a parte educativa, se dedicou aos espaços públicos onde são comercializados alimentos.

A secretária de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara, disse que as ações preventivas e de orientação de feirantes e consumidores são para alertar as pessoas que devem evitar aglomerações e seguir as orientações da Secretaria Municipal de Saúde quanto ao uso de máscaras álcool gel a 70% e manter higienização das mãos. “A manipulação de alimentos requer cuidados. Agora, ainda mais, por conta da pandemia do novo coronavírus”, explicou.

Desde a sexta-feira passada, dia 19, as equipes da Prefeitura e das instituições de segurança estão circulando pelas ruas do centro e dos bairros para ações educativas e preventivas. O objetivo é fazer a população cumprir os decretos estadual e municipal que mandam evitar aglomerações de mais de 200 pessoas e cumprir toque de recolher entre 22 e 5 horas.

O 15º Batalhão de Polícia Militar e Rotam, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e de fiscalização da Vigilância Sanitária e secretarias de Indústria, Comércio, Emprego e Renda e de Transportes e Trânsito atuam em conjunto. Numa primeira abordagem, as pessoas são fiscalizadas e recebem orientações de como prevenir a disseminação da Covid-19. Em caso de reincidência, há condução à Delegacia da Polícia Civil.

___________
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação

Share