Em Porto Seguro, servidores são capacitados para Gestão de Compras Públicas

Em Porto Seguro, servidores são capacitados para Gestão de Compras Públicas

SECOM Prefeitura

Servidores de diversas secretarias municipais estão participando do Curso Gestão de Compras Públicas, que está sendo realizado pela Prefeitura de Porto Seguro, de 14 a 16 de abril, no Porto Seguro Eco Bahia Hotel. O evento, iniciado com uma dinâmica entre os participantes, contou com a presença do secretário de Governo e Comunicação, Miguel Ballejo e do Controlador Geral do Município, Marivaldo Pereira, que deram as boas vindas às equipes.

“A questão das licitações é uma das mais importantes, sensíveis e complexas da administração pública, responsável por boa parte das rejeições de contas pelos tribunais. Tenho certeza que depois dessa capacitação, vocês serão exemplo para a administração do prefeito Jânio Natal e Paulinho Tôa Tôa”, disse o secretário Ballejo. Segundo ele, “é fundamental que todo o processo de compra seja muito bem feito, desde a elaboração do edital, até o pagamento, garantindo transparência e economicidade no uso do dinheiro público”.

Para o controlador geral, que é contabilista, economista e advogado, o servidor precisa estar qualificado, para prestar um bom serviço público. “Saber executar as contas públicas de maneira correta é essencial para garantir eficiência, economicidade, celeridade e segurança jurídica”, enfatiza. Segundo ele, “o município precisa dar satisfação sobre a maneira como estão sendo aplicados os recursos, e é fundamental que os servidores estejam preparados para isso”.

De acordo com a facilitadora Fabiana de Oliveira, o curso é personalizado, preparado especialmente para a realidade local. Entre os temas abordados durante os três dias estão: as fases, princípios e modalidades de licitação; pregão eletrônico e presencial; gestão, alterações e alterações contratuais; processos de pagamento; fluxo de despesa orçamentária, entre outros.

Share