Com formato mantido, Copa do Nordeste sorteia grupos da edição 2022

Atual campeão, Bahia pode se isolar como maior vencedor da competição

As chaves da próxima edição da Copa do Nordeste foram sorteadas nesta segunda-feira (6). Atual campeão, o Bahia aparece no Grupo B, ao lado de Náutico, CRB, Botafogo-PB, Altos, Floresta, Souza e Ceará, vice em 2021. No Grupo A estão Fortaleza, Sport, CSA, Sampaio Corrêa, Campinense, Globo, Atlético-BA e Sergipe.

Na primeira fase as equipes de um grupo enfrentam as do outro, em turno único, totalizando oito rodadas. A disposição dos times prevê clássicos tradicionais em Pernambuco (Sport e Náutico), Ceará (Fortaleza e Ceará), Alagoas (CSA e CRB) e Paraíba (Botafogo-PB e Campinense).

Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para o mata-mata. As quartas e as semifinais serão disputadas em jogo único, enquanto a decisão terá partidas de ida e volta. O formato é o mesmo da edição anterior.

A fase de grupos tem dois estreantes: o Floresta (que se classificou pela etapa preliminar ao superar o Ferroviário) e o Atlético-BA (campeão baiano em 2021). O calendário ainda será divulgado, mas a previsão é de que o torneio inicie em janeiro de 2022.

A Copa do Nordeste foi disputada pela primeira vez em 1994, com o Sport campeão em cima do CRB. A competição foi descontinuada em 1995 e em 1996, e retornou entre 1997 e 2003. Após seis temporadas sem ocorrer, o torneio voltou em 2010. Novamente interrompido em 2011 e em 2013, foi retomado de forma definitiva em 2013.

Os rivais Vitória e Bahia, com quatro títulos, são os maiores vencedores. O Rubro-Negro, porém, não estará nesta edição, já que foi superado pelo Botafogo-PB na fase preliminar. Além do Esquadrão de Aço, mais cinco equipes presentes na competição em 2022 já tiveram o gostinho de levantar a taça: Sport, Ceará, Fortaleza, Sampaio Corrêa e Campinense.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL

Share